Tipo de Média TEXTO


O termo fonte é geralmente confundido com tipo. Tradicionalmente, em tipografia, uma fonte refere-se geralmente a um tipo (ou Família Tipográfica) de um dado tamanho. Um tipo é um conjunto de desenhos correspondentes aos caracteres específicos de cada linguagem e são utilizados para reproduzir texto no ecrã e na impressão. 
As fontes tipográficas são armazenadas em ficheiros de fontes, onde são descritas as suas características físicas. Compreende um conjunto de desenhos, como caracteres alfabéticos, numerais, marcas de pontuação e outros ideogramas ou símbolos relativos à linguagem em questão desenhados segundo um conjunto de características ou estilo. São identificadas por nomes e classificadas segundo determinadas famílias.

Uma família tipográfica  corresponde a um agrupamento de caracteres, cujos traços são semelhantes, isto é, com características e detalhes idênticos que se repetem por todos eles. Duas das famílias universalmente mais conhecidas são a Helvética (Arial) e a Times. A Helvética (Arial) faz parte da família das fontes sem serifa, enquanto que a Timesrepresenta a família das fontes com serifa.


A classificação dos tipos em serifa e não-serifa é considerado o principal sistema de diferenciação de letras. 
  • As letras com serifas são os pequenos traços e prolongamentos que ocorrem no fim das extremidades das letras. Os textos com serifa são usados em blocos de texto (como romance), pois as serifas tendem a guiar o olhar através do texto.
  • As famílias tipográficas sem serifas são conhecidas como sans-serif (do francês “sem serifa”), também chamadas grotescas. As fontes sem serifa costumam ser usadas em títulos e chamadas, pois valorizam cada palavra individualmente e tendem a ter maior peso e presença para os olhos, já que parem mais limpas.

Como foi referido anteriormente, os tipos de fontes são utilizados para reproduzir texto no ecrã e na impressão. O tamanho de uma fonte utiliza como unidade de medida o ponto (pt) que corresponde aproximadamente a 0,3528 mm. Existem dois tipos de fontes: 

  • Fontes bitmapped - São guardadas como uma matiz de pixéis e, por conseguinte, ao serem ampliadas, perdem qualidade. São concebidas com uma resolução e um tamanho específicos para uma impressora específica, não podendo ser escaladas. Se uma impressora não suporta as fontes bitmapped, estas não podem ser impressas. As cinco fontes bitmapped são: courier, MS Sans Serif, Small e Symbol.
  • Fontes escaladas - São definidas matematicamente e podem ser interpretadas (rendering) para qualquer tamanho que forem requisitadas e contêm informação para construir os seus contornos através de linhas e curvas que são preenchidas para representarem um aspeto sólido de formas contínuasPodem ser ampliadas sem perder a qualidade das suas formas. Fontes escaladas: Type 1, TrueType e OpenType



WEBGRAFIA:

-http://ai-b.blogs.sapo.pt/4330.html
-https://www.google.pt/search?biw=1280&bih=869&tbm=isch&sa=1&ei=280CWu3pEoS3Uez3i5AK&q=fontes+escaladas&oq=fontes+escaladas&gs_l=psy-ab.3...71918.74843.0.74979.16.16.0.0.0.0.82.1079.16.16.0....0...1.1.64.psy-ab..0.10.659...0j0i67k1j0i30k1j0i5i30k1j0i8i30k1.0.QUkFSZWM-qA#imgrc=9HzH_p7vomQOCM:
-http://aplicacoesinformaticas1.blogspot.pt/2010/11/fontes-tipograficas.html

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Programação Informática

Android- sistema operativo